Gestores da Prefeitura seguem percorrendo os equipamentos de saúde da cidade. Nessa quarta-feira (18/1) foi a vez das unidades Básica de Saúde – UBS Santa Helena e Praia receberem a visita.
UBS Santo Helena abrange cerca de 11 mil usuários e conta com duas equipes completas, além de atendimento com nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, psiquiatra e fisioterapeuta.
Em conversa com os usuários do local, a prefeita Marília Campos ouviu elogios em relação ao atendimento prestado pelos servidores, mas também sugestões quanto à estrutura do local. Para o paciente Antônio Marcos, por exemplo, há a necessidade de reparo no telhado da recepção da unidade. "Às vezes a gente chega aqui em época de chuva e há problemas para os usuários”, disse, ao destacar que o atendimento médico é satisfatório.
Quanto ao reparo solicitado, Marília salientou que a reforma será estudada para entrar no planejamento da gestão. “Essa questão estrutural, inclusive a necessidade de ampliação está colocada. Nós vamos levar isso para estudo, para fazer um planejamento orçamentário, financeiro, para gente poder realizar essa importante intervenção”.
Questionada sobre a valorização dos profissionais, a prefeita esclareceu que a recomposição salarial foi realizada de acordo com o salário de mercado. "Estamos com uma política contínua de valorização dos nossos servidores e a Câmara Municipal tem sido parceira. Melhoramos o salário dos ACS, técnicos de enfermagem, médicos e todos os benefícios passaram por uma avaliação não só para garantir a recomposição do salário de acordo com a inflação, como também, aqueles salários que eram praticados abaixo do mercado nós fizemos uma recomposição. Outras categorias estão em processo de negociação”, pontuou. “Afinal, o serviço público de qualidade tem que ter trabalhador valorizado e condições adequadas para que não haja um desestímulo aos servidores municipais”.
UBS Praia
Na sequência, a visita ocorreu na Unidade Básica de Saúde – UBS Praia, que abrange cerca de 18 mil usuários e conta com quatro equipes completas, além de ginecologia, odontologia e atendimento qualificado.
A prefeita Marília Campos ouviu a solicitação de médicos e conversou com pacientes. “Vamos estudar os pedidos e ver a viabilidade o quanto antes”, disse.
Uma das solicitações é quanto à celeridade de encaminhamento para as consultas especializadas. Quanto a isso, a prefeita pontuou que espera que o represamento de solicitações seja melhorado nas próximas semanas. De acordo com a gerente da unidade, Vanda da Costa, há um profissional responsável por acompanhar esse tipo de demanda. " O paciente nos procura e informamos a previsão de retorno. E sempre estamos prontos para tirar quaisquer dúvidas”, explicou, relatando, ainda, que muitos pacientes se afastaram dos hospitais devido à pandemia. Para ela, “o quanto antes retornarem para as devidas prevenções e acompanhamentos, melhor”.
Planos futuros
A prefeita contou que outro grande desafio da unidade é a construção de novos empreendimentos imobiliários na região. Segundo ela, “há a necessidade de que se construa uma outra unidade devido às necessidades da população e que, por isso, um planejamento será feito para que isso seja viabilizado”, finalizou, elogiando o trabalho realizado no local.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:
GALERIA 1
GALERIA 2